15.7 C
São Paulo
Quinta-feira, 14 Novembro, 2024

Colheita de algodão: crescimento e benefícios da safra no agronegócio nacional

A produção da pluma de algodão na safra 2021/2022 apresentou um crescimento de quase 11% no Brasil, conforme relatório divulgado pela Associação Brasileira dos...

Últimas Notícias

Incentivando sustentabilidade em Crianças: Um banho de responsabilidade ambiental

Atualmente, a sustentabilidade é fundamental em nossa vida diária. Conforme a conscientização global sobre a preservação do planeta cresce, ensinar às futuras gerações sobre...

Como Escolher o Hidratante Facial Ideal? Garantindo o Melhor para Sua Pele

Uma pele saudável é o reflexo de cuidados diários e atenção às suas necessidades. Entre esses cuidados, a hidratação é uma etapa fundamental que...

Por que utilizar Condicionador em Barra?

No mundo atual, onde a sustentabilidade e a preocupação com a qualidade dos produtos que usamos se tornaram prioridades, muitas pessoas buscam alternativas naturais...

Qual o Melhor Hidratante Corporal em Barra? Escolha a Versão Perfeita para Você

Hidratar a pele é uma parte essencial da rotina de cuidados com o corpo. É o segredo para manter a pele macia, suave e...

Você sabe o que é e para que serve a URA?

Você sabe o que é e para que serve a URA?

Com toda certeza você já recebeu ou fez uma ligação em que, do outro lado da linha havia uma ‘máquina’. Então, esse tipo de atendimento é feito por um sistema conhecido como URA. Para entender melhor o que é URA e para o que ela serve, preparamos um guia exclusivo.

O que é URA?

A Unidade de Resposta Audível, ou URA, é um serviço de telefonia ou internet que atende aos clientes.

Ou seja, é um sistema autônomo que presta serviços de telefonia e suporte de modo eletrônico.

Também chamado de atendente eletrônica, a URA é um software instalado por empresas de diversos setores para fazer o contato inicial com seus clientes.

Com efeito, a Unidade de Resposta facilita a operação de toda empresa. E, de modo mais específico, a atuação dos call centers humanos que passam a operar com menos fluxo de trabalho e podem atender somente demandas mais específicas.

Como funciona?

Em resumo, o serviço reconhece palavras chave ditas pelo usuário. Ao passo que a pessoa vai falando, o sistema devolve as respostas que está programado para dar.

Nesse sentido, o atendente eletrônico dá soluções em forma de cadeia. Assim, é como se, cada pergunta do usuário fosse uma chave que abre uma nova sala. E, dentro de cada sala, novas portas ficam disponíveis para a pessoa que está na ligação ou no chat.

Para o que serve?

Em geral, os serviços do atendimento eletrônico são usados para fazer serviços de telefonia e de resposta a chats em sites.

Nesse sentido, podemos dizer que ele serve para:

  • atender e fazer ligações
  • fazer o primeiro contato
  • filtrar informações e transferir para a ramal correta
  • sanar dúvidas básicas
  • resolver problemas do usuário
  • reconhecer dígitos e voz

Diante disso, a URA precisa estar de acordo com o tipo de serviço que a empresa presta. Caso contrário, ela não será útil.

Afinal, nenhum cliente quer ficar preso em uma ligação que não leva a lugar nenhum. Por isso, é importante que a empresa entenda as demandas das ligações que recebe, priorize os assuntos mais solicitados e tenha uma função “fale com um atendente” em seu menu.

Esse tipo de cuidado garante maior eficiência a todo o sistema.

Onde posso usar a URA?

Em geral, a URA pode ser usada em qualquer serviço que atenda ao cliente.

Mas, hoje em dia, alguns serviços já podem ser feitos de modo integral pela atendente eletrônica. Essa opção pode diminuir o tempo médio de atendimento e melhorar a experiência do usuário.

Só para ilustrar, já é possível usar o atendimento eletrônico para:

  • conferir o status de entrega de um pedido
  • cancelar de alguns serviços
  • solicitar a 2ª via de boletos
  • conferir o saldo de contas ou do limite de cartão de crédito
  • confirmar horários de consultas
  • fazer o cadastro de novos clientes

As vantagens da URA

Assim que a URA entra em ação, é possível perceber as vantagens do sistema.

Apesar de ser um pouco caro para instalar e implementar o sistema autônomo, a longo prazo, é muito mais fácil de manter. Isso porque não exige o cumprimento das leis trabalhistas como no caso de operadores humanos.

Além disso, a atendente eletrônica pode diminuir o número de funcionários e, com isso, baratear ainda mais o processo.

Outra vantagem da URA é o fato dela oferecer um atendimento mais rápido ao usuário. E ainda, muitas vezes, este atendimento já soluciona problemas simples, o que diminui a carga de trabalho do call center.

Por fim, ainda podemos citar a ampliação do horário de atendimento para consultas básicas, o desafogo do sistema e a triagem como vantagens.

De modo geral, podemos dizer que a URA é um serviço que tem o objetivo de ajudar na otimização dos atendimentos da empresa. Nesse sentido, você deve investir num bom sistema. Afinal, em muitos casos, é ele quem fará o primeiro contato com um cliente e, em geral, é a primeira impressão que marca.

Para implementar um sistema eficaz, é essencial integrá-lo com uma central telefônica que atenda às suas demandas. Assim sendo, empresas como a PABX em Nuvem oferecem cobertura completa para você, vale a pena conferir.

Latest Posts

Incentivando sustentabilidade em Crianças: Um banho de responsabilidade ambiental

Atualmente, a sustentabilidade é fundamental em nossa vida diária. Conforme a conscientização global sobre a preservação do planeta cresce, ensinar às futuras gerações sobre...

Como Escolher o Hidratante Facial Ideal? Garantindo o Melhor para Sua Pele

Uma pele saudável é o reflexo de cuidados diários e atenção às suas necessidades. Entre esses cuidados, a hidratação é uma etapa fundamental que...

Por que utilizar Condicionador em Barra?

No mundo atual, onde a sustentabilidade e a preocupação com a qualidade dos produtos que usamos se tornaram prioridades, muitas pessoas buscam alternativas naturais...

Qual o Melhor Hidratante Corporal em Barra? Escolha a Versão Perfeita para Você

Hidratar a pele é uma parte essencial da rotina de cuidados com o corpo. É o segredo para manter a pele macia, suave e...

Não perca

Nota Fiscal de remessa: o que é e para que serve esse documento fiscal?

A Nota Fiscal de Remessa é um documento essencial para a gestão de uma empresa, sendo utilizado em operações internas e externas. Ela funciona...

Quais as vantagens de utilizar shampoo em barra?

Acreditamos que cuidar dos seus cabelos não deve ser apenas uma questão de beleza, mas também uma escolha inteligente para o meio ambiente. Os...

Qual o melhor shampoo em barra para caspa?

A caspa é um problema capilar comum que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Ela se manifesta como pequenas partículas brancas ou amareladas...

Escolha o shampoo em barra perfeito na Relax Cosméticos.

Bem-vindo ao universo de cuidados capilares conscientes da Relax Cosméticos. Nossa paixão é oferecer produtos sustentáveis e naturais que cuidam dos seus cabelos e...

Ricardo Teodoro rouba a cena em “Notícias Populares” nova série do Canal Brasil, que já se encontra disponível também no Globoplay.

Interpretando o personagem Faísca, Ricardo Teodoro é um dos destaques na aguardada série "Notícias Populares," que estreou no Canal Brasil como parte das comemorações...