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5 dicas para melhorar o atendimento ao cliente com VoIP

5 dicas para melhorar o atendimento ao cliente com VoIP

Atender bem seus clientes e causar uma boa impressão é fundamental em qualquer negócio. Dessa forma, fazer o atendimento ao cliente com VoIP se mostra uma solução para as falhas de comunicação com quem comprar de você.

Isso porque, com esse sistema, atender ao cliente será mais ágil e fácil. Afinal, o VoIP, aliado a URA e ao PABX Virtual, permite um controle total de suas ligações. Saiba como melhorar seu atendimento ao cliente com VoIP com 5 ótimas dicas:

Conceito de VoIP

Em primeiro lugar, vale explicar o que é VoIP, caso você ainda não conheça a tecnologia. Em suma, o VoIP, ou Voz sobre IP, permite chamadas de voz e vídeo por meio da internet.

Para isso, você precisa de um aparelho de telefone IP, ou de um ATA (Adaptador Telefônico Analógico). Ou ainda de um aplicativo do tipo softphone, para computadores, tablets e smartphones.

Por meio desses aparelhos, os áudios e/ou imagens analógicos são convertidos em dados digitais e transmitidos para um receptor. Ao chegar no destino, os dados digitais voltam a ser analógicos.

5 dicas para atendimento ao cliente com VoIP

Depois que você entendeu melhor o que é o VoIP, é hora de explicar como ele pode melhorar sua maneira de atender aos clientes. Para isso, temos 5 dicas para você, veja:

1- Mais agilidade e rapidez no atendimento ao cliente com VoIP

Tem a tecnologia VoIP sua rede de telefone nunca vai estar ocupada, mesmo que seus atendentes estejam. Essa qualidade, aliada a URA (Unidade de Resposta Audível) ajuda a manter o cliente conectado e entretido enquanto você não pode fazer o atendimento pessoal.

2- Manutenção do cliente na linha

Como já falamos, com o VoIP, as chances de seu cliente permanecer na linha aumentam.

Aliás, isso garante a permanência dos leads gerados pelas estratégias de marketing do negócio.

Vale destacar que, além de ser mais fácil de manter o cliente conectado com a empresa, o VoIP também pode estar integrado com o marketing digital.

Para que isso seja colocado em prática, você pode usar a telefonia via internet para disparar campanhas de publicidade ou enviar recados personalizados. Com isso, aumentam ainda mais as chances dos leads se tornarem oportunidades de venda.

3- PABX Virtual e suas possibilidades

Outra dica que podemos te dar para melhorar o atendimento ao cliente com VoIP está relacionada ao PABX Virtual.

Em geral, o PABX, que surgiu na década de 1980, permite a criação de ramais para empresas. Essa tecnologia, quando colocada em ambiente virtual, potencializa os resultados.

Assim, ter um PABX Virtual, faz com que seu VoIP tenha mais ramais ligadas a um mesmo número de telefone virtual. Desse modo, será mais fácil para que seus clientes entrem em contato.

4- Integração com o CRM

A sigla CRM significa “Customer Relationship Management” ou, em português “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. Esse sistema de gestão permite que os dados do cliente fiquem disponíveis para quem vai atendê-lo.

Em outras palavras, funciona assim:

  • seu cliente faz a ligação para o número virtual VoIP
  • a URA atende a ligação e, por meio de seus menus interativos, identifica qual é a demanda
  • se for necessário falar com uma pessoa, o cliente fica na linha em um ramal PABX Virtual
  • ao mesmo tempo, o CRM usa os dados fornecidos pelo cliente nos menus da URA e passa essas informações ao atendente
  • quando for possível fazer o atendimento, seu funcionário já sabe o que o cliente precisa e este não tem necessidade de repetir tudo o que já disse

Como você pode ver, a integração do CRM com o VoIP faz com que seu cliente seja melhor atendido e fique mais satisfeito. Afinal, ninguém gosta de repetir várias vezes as mesmas coisas, certo?!

5- Opinião do cliente

Por fim, fazer o atendimento com VoIP ajuda você a saber o que seu cliente pensa a respeito da sua empresa. Mais do que isso, com o VoIP, você pode colocar, ao final de cada ligação, uma pergunta simples e fácil em que o cliente responde com sim ou não, se está gostando do seu serviço, produto ou atendimento.

Atendimento ao cliente com VoIP

Enfim, como você pode ver, o VoIP pode melhorar de várias maneiras o modo como você atende seus clientes via telefone. Por isso, não deixe para amanhã e invista hoje mesmo nessa tecnologia.

Em pouco tempo você vai perceber uma melhora tanto interna quanto externa. Afinal, suas ligações serão muito melhores!

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